O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo ocorrendo dos 0 a 1500 m de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.
Toda a planta exala um aroma forte e agradável. Utilizada com fins culinários e medicinais, a sua essência também é utilizada em perfumaria, pois contém tanino, óleo essencial, pinemo, cânfora e outros princípios ativos que lhe conferem propriedades excitantes, tônicas e estimulantes.
O alecrim é uma planta que ama o calor e a vida. Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo, restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental, restitui rapidamente a energia perdida, dá mais estrutura de trabalho aos que lidam muito com o mental racional.
Ajuda também muito as crianças com uma estrutura emocional passiva, as que não respondem de forma concreta às agressões da vida. Aumenta a capacidade de aprendizado. É a planta chave da falta de auto estima.
Atua nos desconfiados, nos que não acreditam em si mesmos, nos que não têm coragem de se lançar em novos projetos. É a erva da coragem e da fidelidade. E, além de tudo, espanta os invejosos.


A baunilha é a essência adocicada e aromática obtida dos frutos da orquídea Vanilla panifolia. Tanto o nome do gênero Vanilla como "baunilha" derivam do espanhol vainilla, que significa "pequena vagem", em alusão à forma do fruto. Baunilha também é o nome popular das orquídeas deste gênero. É uma das especiarias mais caras, juntamente com o açafrão e o cardamomo. Seu preço reflete sua importância histórica: a baunilha era utilizada para aromatizar as bebidas dos reis Maias e Aztecas, que eram baseadas no chocolate. Os Aztecas chamavam a baunilha de tlilxochitl, e utilizavam-na juntamente com pimenta.
Desde que se tornou conhecida na Europa a partir do Século 17, a baunilha tem sido utilizada como remédio natural com múltiplas indicações, de calmante até anti-úlcera. Ganhou fama como afrodisíaca. Tem propriedades anti-oxidantes, e um aroma maravilhoso que alivia o stress e induz a sensação de bem-estar, combate a depressão e atitudes impulsivas.

Blog da Flávia